O motor a gasolina Turbo PureTech do Groupe PSA eleito “Motor do Ano” pelo 4º ano consecutivo

Photo of post

Em Estugarda, o painel de jurados da 20ª edição dos Prémios “Motor Internacional do Ano” entregou pelo quarto ano consecutivo o prémio “Motor Internacional do Ano” na categoria de 1.0 a 1.4 litros, ao motor a gasolina de três cilindros Turbo PureTech (110 cv e 130 cv).

O Groupe PSA registou 210 patentes para a sua família de motores a gasolina de três cilindros. A nova geração de motores PureTech oferece melhores valores em termos de performance, consumos e eficiência, cujas vantagens específicas incluem:

  • um melhoramento de 4% no consumo de combustível, em média, em comparação com a anterior geração;
  • melhor capacidade de resposta do motor graças a um turbo otimizado (20% mais rápido na disponibilidade de binário a partir das 1500 rpm);
  • uma redução de 75% na emissão de partículas através da utilização de um filtro de partículas de gasolina (GPF), em conformidade com o factor 1.5 da norma de Emissões em Condições Reais de Utilização (Real Driving Emissions, RDE) estabelecido pela legislação da UE para 2020, ou seja, com três anos de avanço;
  • uma estrutura mais compacta, para adaptação à nova Plataforma Modular Comum (Common Modular Platform, CMP) dedicada a pequenos automóveis citadinos, berlinas médias e SUV compactos.

Lançada em 2017 no novo Peugeot 308, esta nova geração do motor está agora a ser implementada nos veículos do Groupe PSA, totalizando cerca de uma centena de aplicações em mais 70 países. Os motores cumprem as normas Euro 6d-TEMP e a norma 6b em vigor na China.

Atualmente, o motor PureTech de 3 cilindros é produzido em França (nas fábricas Française de Mécanique em Douvrin, Pas-de-Calais e Trémery, Moselle) e na China (fábrica de Xiang Yang). Além da duplicação da capacidade de produção nas fábricas francesas em 2018, as fábricas de Tychy, na Polónia, e de Szentgotthárd, na Hungria, vão também começar a produzir o motor PureTech em 2019 e 2020, respetivamente.

Nesta ocasião, Alain Raposo, Diretor de Engenharia de Motores e Chassis do Groupe PSA, declarou: “Estamos orgulhosos por receber este prestigiado prémio pelo quarto ano consecutivo, uma prova das competências das nossas equipas de desenvolvimento. A maioria dos nossos modelos está agora equipada com este motor, que tem vindo a alcançar um enorme sucesso junto dos nossos clientes. Este prémio é um reconhecimento mundial da competitividade e eficiência da nossa gama de motores a gasolina, nomeadamente do nosso motor PureTech de 3 cilindros.”

Voltar para Notícias